Autor

Jorge Faustino

Data: 11/06/2021

Jogo de abertura do Euro 2020: Fora de jogo na execução de um canto?

Competição: Campeonato da Europa 2020

Data: 11/06/2021

Jogo: Turquia – Itália

Situação/lance:
47′
Na execução de um canto a bola, colocada no quarto de circulo, é tocada por um jogador italiano (Insigne) para um seu colega (Berardi), que está junto a si a entrar no terreno de jogo.

Decisão do árbitro (assistente):
O árbitro assistente indicou fora de jogo do jogador que recebeu a bola (Berardi) vinda da execução do pontapé de canto. O árbitro aceitou a indicação do seu assistente e assinalou a infração.

Análise/avaliação (JF):
A lei refere que “não há infração de fora de jogo quando um jogador recebe a bola diretamente de: um pontapé de baliza; um lançamento lateral; um pontapé de canto“.

O árbitro assitente precipitou-se assinalando uma posição de fora de jogo, que existiria não tivesse ele recebido a bola diretamente da execução de um canto.

Fora de jogo mal sancionado num erro, aparentemente, de má interpretação das leis de jogo (erro técnico).

Imagens SportTv