Autor

Jorge Faustino

Data: 12/11/2021

Os audios do VAR no Brasil

Foi recentemente aprovada e posta em prática a divulgação do áudio das comunicações entre VAR e árbitro em alguns lances e jogos com tutela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Consequências mais visíveis? Deixo aqui algumas, nem todas benéficas para a imagem da arbitragem e/ou do futebol, para que o leitor possa refletir sobre esta temática:

1) As boas decisões, que são a grande maioria, passaram ser mais claramente percebidas, explicadas e aceites pelos adeptos e clubes.

2) As más decisões, porque sempre as haverá, passaram a ter que ser explicadas e esclarecidas pelo C.A. (Conselho de Arbitragem). Pode, por vezes, ser difícil para os CA e para os árbitros envolvidos, mas o futebol espera esta clareza e transparência.

3) Ao ouvirmos as conversas, passou a ser mais óbvia a maturidade (ou falta dela) e a insegurança de alguns árbitros e VARs na tomada decisão.

4) Passou a existir mais um foco de discussão à volta da arbitragem. Infelizmente, mas previsivelmente, as televisões passaram a explorar também esta temática em programas que pouco beneficiam o futebol.

Acredito que a divulgação de áudios de alguns lances, feita de forma pedagógica, terá de acontecer num futuro próximo. Mas estaremos, arbitragem e restantes agentes do futebol, preparados para lidar com este passo?

Fonte: Record