Autor

Jorge Faustino

Data: 18/02/2025

Momentos para a história

Este fim de semana foi marcado por acontecimentos que ficarão para sempre na história do futebol português. No contexto deste artigo de opinião, é natural que destaque um momento relacionado com a arbitragem: pela primeira vez em Portugal, um jogo de futebol profissional masculino foi arbitrado por uma mulher. Aliás, toda a equipa de arbitragem foi composta exclusivamente por mulheres.

O momento histórico aconteceu na Segunda Liga, no encontro entre o Paços de Ferreira e o Feirense. Catarina Campos, árbitra de 39 anos, natural de Viseu, assumiu a liderança da equipa de arbitragem, acompanhada pelas assistentes Andreia Sousa e Vanessa Gomes. Um feito que reflete a crescente presença feminina na arbitragem e no futebol português.

À Catarina, às suas colegas e a todo o futebol feminino (porque também outras teriam a competência e o mérito de poder viver este momento), os meus parabéns por este passo histórico.

Mas, como referi no início deste artigo, este foi apenas um dos momentos marcantes do fim de semana. A eleição de Pedro Proença para a Federação Portuguesa de Futebol e de Luciano Gonçalves para presidente do Conselho de Arbitragem marcam o futuro do futebol português. Parabéns.

Já sobre o passado, faleceu Pinto da Costa, um presidente que marcou as últimas décadas do futebol português e mundial. Os meus sentimentos para a família e todos os que choram o seu desaparecimento.

Fonte: Record