Autor

Jorge Faustino

Data: 25/09/2024

Competência dos árbitros portugueses

Vanessa Gomes, Sérgio Soares, Francisco Costa, Eduardo Coelho e Cristiano Santos mostraram nos últimos dias que a arbitragem portuguesa tem competência e reconhecimento internacional.

Vanessa Gomes representou a arbitragem feminina portuguesa no Mundial de sub-20 e foi árbitra assistente na final, a primeira vez que tal acontece. Parabéns, Vanessa!

Sérgio Soares e Francisco Costa, árbitros de futebol de praia, estiveram na World Winnners Cup, onde dirigiram, de forma exemplar, o jogo decisivo. Esta foi ‘apenas’ mais uma final para os seus currículos, parabéns!

No Uzbequistão, no Campeonato do Mundo de Futsal, o experiente Eduardo Coelho e o estreante Cristiano Santos têm estado a um excelente nível numa competição onde ainda podem aspirar a grandes feitos. Merecem. Desejo-lhes o maior sucesso.

Por cá tivemos um fim de semana com muitos casos de arbitragem. Nos jogos dos ditos três grandes aconteceram alguns erros importantes, que felizmente não tiveram impacto na definição dos vencedores.

O ‘grande’ caso aconteceu no Moreirense-Famalicão com a anulação de um golo, aos 88’, num fora-de-jogo bastante discutível. E só é discutível porque quem poderia esclarecer os pressupostos que devem ser tidos em conta neste lance, tal como em outros que já aconteceram esta época, vai remeter-se ao silêncio.

Desafio para a fase final do mandato deste Conselho de Arbitragem: expliquem não só os lances onde houve intervenção, mas também alguns outros que possam trazer mais clareza aos agentes e adeptos do futebol.

Fonte: Record