Autor

Jorge Faustino

Data: 03/03/2021

Árbitros estrangeiros

Na véspera de um dos jogos mais quentes do ano (Porto – Sporting desta jornada) e num contexto em que os árbitros e arbitragem portuguesa têm sido atacados por “todo lado”, saiu uma notícia a dar conta que na próxima época teremos árbitros estrangeiros a arbitrar jogos da I e II Liga. O timing, a forma e parte do conteúdo são, na minha opinião e olhando para o que é a gestão da arbitragem, péssimos. Olhando para a gestão da relação da arbitragem com os clubes… talvez se perceba…

Quanto à medida em si, de intercâmbio de árbitros, não sou contra. Importará, no entanto, esclarecer e assegurar alguns pontos importantes: com que Liga(s) se fará esse acordo de forma a garantir o sucesso dessa medida (ir apitar um jogo ou receber um árbitro de uma Liga menos competitiva não trará grande benefícios), como serão avaliados os árbitros quando apitarem lá fora, questões de remuneração, critérios de arbitragem (estamos sempre a reclamar com questões de critério e trazer árbitros de fora tem potencial para agravar esta questão), entre outras questões.

Nota para os clubes: não se iludam. A hipótese de podermos vir a ter os craques da arbitragem europeia a dirigir os jogos importantes da nossa Liga é remota. E, se por algum milagre essa oportunidade surgir, não pensem que os erros vão desaparecer. Pensem no West Bromwich vs Brighton deste fim-de-semana…

Fonte: Record