Autor

Jorge Faustino

Data: 26/01/2022

VAR em altas

Mais uma jornada onde, nos jogos mais mediáticos, a arbitragem saiu com nota positiva. Sempre com papel importante do videoárbitro a salvar decisões cruciais do jogo. É para isso mesmo que o VAR serve mas, como já várias vezes aqui escrevi, demasiadas intervenções bem sucedidas dos VARs não abonam a favor da competência/sucesso dos seus colegas em campo.

Uma das intervenções que mais discussão suscitou aconteceu no Sporting – Braga e deu origem a um penálti, e golo, favorável à equipa visitante. Essa “discussão” surgiu do lado da equipa que acabou por perder o jogo e, surpreendentemente, mais do que assentar numa má decisão final do lance, veio na defesa do protocolo alegando que as imagens não demostravam um erro claro e óbvio.

É verdade que o VAR apenas deve intervir em erros claros e óbvios e, apenas, quando tenha imagens inequívocas que demonstrem esse erro. As imagens que vimos serem mostradas ao árbitro não pareceram ser as melhores, mas na transmissão tivemos repetições esclarecedoras. Sem motivo para discussão no “caso da jornada”.

Fonte: Record