Simulações, reações exageradas após um contacto, situações em que árbitros são rodeados por jogadores e a reclamação de cartões para adversários estarão na mira da UEFA.
A UEFA recomendou aos árbitros uma vigilância mais apertada em relação às simulações nas suas provas – Champions, Liga Europa e Conference League -, na segunda metade da época. Mas não são só estas atitudes que o organismo pretende ver punidas de forma firme: as reações exageradas após um contacto, situações em que são rodeados por jogadores e a reclamação de cartões para adversários estarão igualmente na mira.
“Não gostamos deste tipo de incidentes”, afirmou o responsável da arbitragem na UEFA, Roberto Rosetti. “Estes incidentes prejudicam o jogo e a sua imagem, são comportamentos desrespeitosos e mostram falta de um espírito de fair-play”, prosseguiu o antigo árbitro italiano, exemplificando com casos em que jogadores tentam enganar o juiz ou o pressionam para tentar que expulse um adversário. “Foi pedido aos árbitros que tomem as decisões adequadas e firmes”.