O Levski Sofia, da Bulgária, foi eliminado pelo Hamrun Spartans, de Malta, na 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência, com recurso ao desempate por pontapés de penálti. No entanto, a equipa da capital búlgara anunciou ter apresentado uma queixa na UEFA, pedindo a repetição do jogo da 2.ª mão devido a “um erro grosseiro do árbitro e seus assistentes”.
O jogo foi dirigido pelo romeno Istvan Kovacs, que foi o juiz da final da competição na época passada e é um dos árbitros nomeados pela FIFA para estar no Mundial do Qatar. Imagens divulgadas no Twitter e com eco na imprensa internacional mostram que o árbitro não se apercebeu que Camenzuli (Hamrun Spartans) estaria já no meio-campo adversário aquando do recomeço de jogo no círculo central após o golo do Levski, aos 90’+1.
O jogo foi reatado e Camenzuli chegou mesmo ao golo nessa jogada, levando assim a decisão da eliminatória a prolongamento. Recorde-se que não há VAR nesta fase da Conference League. A equipa de Malta acabou por ser mais feliz na lotaria dos penáltis, por 4-1, e no playoff vai defrontar o Partizan, da Sérvia.
“Foi apresentada a prova necessária de uma violação grosseira das regras por parte do árbitro e seus assistentes, influenciado o desfecho do jogo. Este caso tem de ser urgentemente examinado pelo Comité de Disciplina, Controlo e Ética da UEFA”, refere o Levski Sofia, em comunicado emitido este sábado. A queixa, explica o clube búlgaro, foi entregue na sexta-feira à noite.
BREAKING: Levski have filed a complaint, asking UEFA for their Conference League clash with Hamrun to be REPLAYED! The reason is that a Hamrun player entered the Levski half (as the 📸 shows) before the Maltese side resumed the match after conceding a goal. Then Hamrun scored… pic.twitter.com/DfC0xwGGgt
— Metodi_Shumanov (@shumanskoo) August 13, 2022