IFAB discute hoje mudanças nas leis do futebol

A cidade de Doha, no Qatar, recebe hoje a 136ª assembleia geral anual do International Board (IFAB), entidade que define todas as regras do futebol. E, desta vez, há vários temas em cima da mesa, com destaque para a integração nas Leis do Jogo do uso de cinco substituições, adotada devido à pandemia de Covid-19 e que é aplicada em inúmeros países (como é o caso de Portugal) mas não em todos – na Premier League, por exemplo, isso não aconteceu nas últimas duas épocas. Esta medida deverá, desta forma, tornar-se permanente.

A possível introdução de uma substituição extra sempre que algum jogador sofra uma concussão durante o jogo e a aprovação da tecnologia do VAR para assinalar foras de jogo de forma semiautomatizada são outros assuntos. Os testes do que o IFAB classifica como “substituições permanentes adicionais por concussão” começaram no ano passado. Trata-se de uma medida para dar prioridade ao bem-estar do jogador, pois sempre que houver alguma dúvida sobre eventuais efeitos neurológicos na sequência de um choque, por exemplo, esses futebolistas teriam que sair da partida e entrar outro, mesmo que já estivessem esgotadas as cinco alterações.

Quanto ao VAR semiautomático, que permitirá detetar os foras de jogo em segundos, foi testado nos últimos dois anos, incluindo no mais recente Mundial de Clubes, em fevereiro. Este sistema deteta a bola de forma automática e cria modelos tridimensionais da posição de um jogador.

A definição do número de jogadores por seleção no Mundial do Qatar poderá ser também alvo de decisão do IFAB face à dúvida se as convocatórias contarão com 23 ou 26 elementos. Mas também se espera uma clarificação relativamente às mãos nas áreas, que tanta polémica têm suscitado, tanto na questão dos penáltis como na anulação de golos.

Caso sejam aprovadas pelo IFAB, as mudanças entrarão em vigor a partir de 1 de julho.

Fonte: Record