Concluído estágio de arbitragem C2 e CF1

A 1.ª Ação de Reciclagem e Avaliação dos árbitros C2, assistentes AAC2, árbitras CF1 e assistentes AACF, terminou esta sexta-feira na Cidade do Futebol, após cinco dias de trabalho intenso.

O programa foi semelhante ao evento anterior, que envolveu a categoria C1 e AAC1, com provas físicas e escritas, módulos de psicologia e integridade, bem como o espaço decidicado à APAF. Na vertente técnica, houve uma particular insistência no trabalho de videoarbitragem, com sessões no relvado e na sala de VAR, além de jogos simulados, mas igualmente a repetição de uma novidade da época passada, que é o anúncio público das decisões.

Nesta ação, regista-se a presença de David Elleray, consultou do CA da FPF e responsável do IFAB; deu uma formação sobre anúncio público, mas explicou pormenorizadamente o que pretende a UEFA em termos de comunicação e a regra do capitão.

Como tinha acontecido na ação anterior, foram convidados os clubes da Liga 2 Meu Super, para que pudessem ouvir do CA as instruções dadas aos árbitros para a nova temporada, ao mesmo tempo que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas. Depois, assistiram ao treino dos árbitros no relvado e puderam visitar a sala de VAR.

No encerramento, o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Fontelas Gomes, passou algumas informações importantes para a nova época ao conjunto de árbitros e árbitras, momentos depois de uma fotografia de grupo, tirada na bancada do relvado n.º 1 da Cidade do Futebol.

Fonte: FPF.pt