O Comité de Arbitragem da UEFA anunciou que Björn Kuipers, dos Países Baixos, será o árbitro da final do UEFA EURO 2020 entre a Itália e a Inglaterra, que será disputada no domingo, 11 de Julho, às 20h00 locais (a mesma em Portugal Continental), no Estádio de Wembley, em Londres, Reino Unido.
O holandês de 48 anos, árbitro internacional desde 2006, será o primeiro juiz do seu país a dirigir uma final do UEFA EURO. Esta será a sua sétima final nas competições europeias, no seguimento de:
– Final da UEFA Europa League de 2018, entre o Olympique de Marseille e o Club Atlético de Madrid;
– final da UEFA Champions League de 2014 entre o Real Madrid CF e o Club Atlético de Madrid;
– final da UEFA Europa League de 2013 entre SL Benfica e Chelsea FC;
– Supertaça Europeia de 2011 entre o FC Barcelona e o FC Porto;
– final do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2009 entre Alemanha e Inglaterra;
– final do Campeonato da Europa de Sub-17 de 2007 entre a República Checa e a Rússia;
Kuipers foi membro da equipa de árbitros do UEFA EURO 2012, do Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, do UEFA EURO 2016 e do Campeonato do Mundo de 2018, na Rússia.
Na fase final do EURO deste ano, apitou dois jogos da fase de grupos: Dinamarca – Bélgica e Eslováquia – Espanha, além dos quartos-de-final entre a República Checa e a Dinamarca. Foi ainda nomeado quarto árbitro para a partida da fase de grupos entre Inglaterra e Croácia.
Björn Kuipers terá a companhia dos assistentes holandeses Sander van Roekel e Erwin Zeinstra na final de domingo, enquanto Carlos Del Cerro Grande (Espanha) será o quarto árbitro. O papel de árbitro assistente de vídeo (VAR) foi atribuído a Bastian Dankert (Alemanha), e será acompanhado por Pol van Boekel (Países Baixos), Christian Gittleman e Marco Fritz (ambos da Alemanha). Juan Carlos Yuste Jiménez (Espanha) completa a equipa como árbitro assistente de reserva.
Equipa de arbitragem
Árbitro: Björn Kuipers (Países Baixos)
Árbitros assistentes: Sander van Roekel, Erwin Zeinstra (ambos dos Países Baixos)
Quarto árbitro: Carlos Del Cerro Grande (Espanha)
Árbitro assistente de reserva: Juan Carlos Yuste Jiménez (Espanha)
Árbitro assistente de vídeo (VAR): Bastian Dankert (Alemanha)
Assistentes VAR: Pol van Boekel (Países Baixos), Christian Gittleman (Alemanha), Marco Fritz (Alemanha)