Segundo a notícia publicada esta terça-feira pelo Público, os árbitros portugueses assinalam mais faltas no campeonato nacional do que quando apitam no estrangeiro. «Uma tendência que se mantém para os juizes franceses que têm vindo arbitrar a Portugal. Ou seja, o mal, aparentemente, estará na Liga portuguesa.
A conclusão baseia-se na análise dos jogos que os árbitros FIFA portugueses realizaram na Liga e na Europa, comparando as faltas assinaladas. E é dado o caso dos três árbitros portugueses que já apitaram em França (Hugo Miguel, Luís Godinho e António Nobre) ao abrigo do protocolo de intercâmbio com a FPF. A estatítica centra-se sobretudo nos últimos dois.
«Godinho apita, em média, 31 faltas por jogo em Portugal e apitou 19 em França, enquanto Nobre costuma assinalar também 31 em Portugal e assinalou apens 20 em França», pode ler-se.
Quanto aos três árbitros franceses que já apitaram na Liga portuguesa esta temporada, «assinalaram muito mais faltas do que no seu país».
«Thomas Leonard apitou 38 vezes (em média, fá-lo 22 vezes na liga francesa), Willy Delajod assinalou 30 faltas (média de 25 em França), e Jeremie Pignard superou, com 28 faltas, as 23 que costuma assinalar na Ligue 1», escreve o Público.