Projeto pioneiro em escola de Faro forma árbitros de Futebol e Futsal

Fruto de um protocolo entre a Associação de Futebol do Algarve (AFA) e a Escola Secundária Pinheiro e Rosa de Faro, foi lançado um projeto pioneiro, para formar árbitros de Futebol e de Futsal, nas turmas de Desporto. A ideia que partiu da associação e do seu conselho de arbitragem, tem como objetivo habilitar alunos e alunas para esta atividade.

Em conversa com o Algarve Primeiro, Reinaldo Teixeira – Presidente da AFA, mostrou-se otimista, referindo que a ideia, já foi replicada «por muitas associações do país, sendo motivo de orgulho para nós. O que pretendemos é atrair também mais mulheres ligadas à arbitragem, e ao mesmo tempo tentar com que se reconheça que o árbitro é um agente desportivo, que erra como erra um jogador, e desse modo, como acarinhamos o jogador, também temos de fazer o mesmo com o árbitro».

A formação que se iniciou em meados de novembro através de um módulo, já “seduziu” mais de 40 alunos, com recurso a dois formadores credenciados, um para a área do futebol e outro para o futsal, em que ambos são remunerados pela Associação de Futebol do Algarve. Reinaldo Teixeira pretende que o projeto se estenda a todos os concelhos da região, com o apoio de outras entidades.

O responsável acredita que esta medida permitirá aumentar significativamente o número de árbitros na região: «temos já um boa quota de crescimento, principalmente de praticantes femininos, mas para que existam mais equipas por cada escalão, é preciso formar mais árbitros, porque não há prática desportiva sem árbitros e temos de os ter bem formados».

Deixou também o reconhecimento pela recetividade por parte da direção do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, que «acarinhou deste a primeira hora a nossa proposta», avançando que a expetativa «chegou aos 100%, inclusive, temos alunos e alunas que são embaixadores da nossa ideia, transmitindo-a a amigos, e até temos recebido contactos de outros agrupamentos escolares, para que o projeto seja replicado, porque no fundo o nosso papel, é tentar junto da comunidade em geral, promover a prática do futebol e do futsal mas também da arbitragem, e com isso uma maior adesão aos nossos clubes, aos nossos filiados e aos núcleos de arbitragem que existem na região», realçou.

Refira-se que a Associação de Futebol do Algarve, prepara-se para assinalar o seu centenário, no próximo dia 22 de janeiro, com um espetáculo comemorativo agendado para o Teatro das Figuras em Faro. Até lá, encontra-se a promover iniciativas alusivas à efeméride, distinguindo o trabalho de figuras ligados ao futebol, futsal, arbitragem e aos clubes, passando por todos os concelhos da região.