“Workshop” sobre árbitros assistentes adicionais


Responsáveis da arbitragem das 53 federações-membro da UEFA vão estar reunidos quarta e quinta-feira em Nyon para a realização de um "workshop" sobre o sistema de árbitros assistentes adicionais, que neste Verão passou a integrar as Leis do Jogo.

A UEFA coloca já árbitros assistentes adicionais nas suas competições de clubes, depois da decisão tomada em Julho pelo International Football Association Board (IFAB) e no seguimento de experiências levadas a cabo desde 2008. O árbitro, os dois árbitros assistentes e o quarto-árbitro têm agora a companhia de dois árbitros assistentes adicionais, que se posicionam ao longo a linha de fundo, dando especial atenção aos lances que ocorrem dentro das áreas de grande penalidade.

O "workshop" vai analisar os resultados da colocação de árbitros assistentes adicionais em mais de 1.000 jogos e examinará questões como a preparação e exercícios de treino. As federações nacionais terão oportunidade de dar o seu ponto de vista numa sessão de perguntas e respostas. O sistema de árbitros assistentes adicionais está a ser utilizado em Itália desde o início desta temporada e o "workshop" irá olhar para o impacto que tal medida está a ter na Serie A. Pierluigi Collina, responsável pela arbitragem da UEFA, Hugh Dallas e Marc Batta, delegados de arbitragem da UEFA, vão estar ao lado de outros elementos do Comité de Arbitragem da UEFA, para transmitirem o seu conhecimento sobre o sistema e falarem dos benefícios deste, bem como das áreas em que a UEFA ainda o procura melhorar.

A UEFA produziu um DVD destinado às suas federações, no qual oferece informação sobre a implementação do sistema de árbitros assistentes adicionais. O DVD tem por base uma apresentação efectuada por Pierluigi Collina numa reunião das federações nacionais de futebol que decorreu em Kiev, em Julho. Através de exemplos de imagens vídeo, retiradas sobretudo de jogos do UEFA EURO 2012, nos quais foi realizada uma gravação áudio da comunicação entre as equipas de arbitragem, o DVD demonstra os benefícios práticos do sistema dentro de campo, oferecendo para além disso soluções com vista a uma utilização mais eficaz dos recursos de arbitragem, aquando da aplicação do sistema.

Todas as federações nacionais de futebol que integram a FIFA têm liberdade para aplicar o sistema, que deu provas do seu valor no UEFA EURO 2012, este Verão, em especial como dissuasor a ocorrência de incidentes dentro das áreas de grande penalidade.

"Com o futebol a jogar-se a uma velocidade cada vez mais elevada e com os jogadores cada vez mais fortes fisicamente, por vezes parece que os juízes dos encontros têm pela frente uma missão impossível", destacou Collina no pontapé-de-saída de mais uma época de futebol da UEFA, em Agosto, no Mónaco. "Dois pares de olhos extra, concentrados sobretudo nas grandes áreas, constituem pois uma ajuda preciosa ao árbitro principal, fortalecendo a confiança da equipa de arbitragem, ao mesmo tempo que oferecem uma maior fluidez ao jogo. Esta é a principal razão por detrás da colocação em campo de dois árbitros assistentes adicionais."

A presença de dois árbitros assistentes adicionais está a evitar que muitas faltas sejam cometidas. "Porque, com a sua presença, incidentes desse género têm diminuído significativamente", salientou Collina. "Verificámos, no EURO 2012, que houve um aumento do número de golos obtidos de cabeça. Tal é consequência directa da redução dos agarrões e dos empurrões dentro das áreas, e faz com que seja mais fácil para um atacante cabecear com êxito para golo. Tivemos, igualmente, um melhor controlo da avaliação dos lances em que a bola passa ou não por completo a linha de golo."

Fonte: UEFA