Saiba qual é afinal a nota de Duarte Gomes no “derby”


Duarte Gomes foi avaliado com a nota de 2,6 pela arbitragem protagonizada no "derby" entre Benfica e Sporting, do passado sábado, a contar para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal e que os encarnados venceram por 4-3, após prolongamento.
A imprensa desta quinta-feira aponta números superiores e inferiores a esta classificação, mas Bola Branca apurou que a nota atribuída pelo observador Natálio Silva ao juiz lisboeta é de 2,6, numa escala que vai de zero a cinco. A avaliação é considerada "insatisfatória" e, no relatório, são apontados erros com influência no resultado.
O Sporting queixa-se de duas grandes penalidades por assinalar a seu favor. Os leões preparam-se para reclamar oficialmente junto do Conselho de Arbitragem da Federação.
"Acho um escândalo esse tipo de nota"
Na reacção à nota de Duarte Gomes, o ex-árbitro José Leirós reage com surpresa, em declarações prestadas a Bola Branca. "Acho um escândalo esse tipo de nota. Continuo a achar que o Duarte Gomes fez uma das melhores arbitragens da carreira dele, num jogo difícil, muito complicado, com muitas decisões técnicas e disciplinares".
José Leirós considera que Duarte Gomes foi "muito penalizado" por aquilo que considera ser uma avaliação feita pelo observador através de imagens televisivas. "Neste jogo, arbitrou bastante bem. Para o penalizarem com essa nota, o observador deve ter-se baseado em duas grandes penalidades, mas que certamente viu na televisão. Ou seja, é uma nota de televisão."
A nota atribuída ao juiz lisboeta passa a ser a terceira pior da época. Inferior só a de Bruno Esteves no Vitória de Guimarães-Benfica, para a Primeira Liga, e a de Jorge Ferreira no Lusitano Vildemoinhos-Olhanense, para a Taça de Portugal.

Fonte: RR