Collina em Portugal para falar de “Liderança sob pressão”

Pierluigi Collina, considerado até hoje o melhor árbitro de sempre, estará em Portugal no dia 21 para ensinar a liderar sob pressão. A conhecida figura do futebol internacional é o orador principal convidado pela Optimus Negócios e pela Primavera Academy, da Primavera BSS, para falar de "Liderança e Tomada de Decisão sob Pressão" para uma plateia de responsáveis empresariais, no Centro de Congressos de Lisboa, entre as 10 e as 12:00 horas de quinta-feira da semana que vem.
Pierluigi Collina traz a esta conferência a experiência dos relvados na decisão sob pressão. Na apresentação que vai fazer no Centro de Congressos de Lisboa, irá destacar "capacidades fundamentais para a gestão dos negócios e das equipas, mostrando como conseguiu ser durante anos considerado pelos seus pares e pelas equipas que apitou o melhor árbitro do mundo".
Liderança, trabalho em equipa, gestão de conflitos e cumprimento das regras são os tópicos que o ex-árbitro vai utilizar para mostrar o que existe em comum entre a actividade de um árbitro e de um gestor. Autor do livro "As Minhas Regras do Jogo. O que o Futebol me Ensinou sobre a Vida", Pierluigi Collina defende que o respeito pelas regras é um dos valores fundamentais da vida e que a chave para se obter respeito e êxito, independentemente da área de actividade, passa pela preparação e dedicação ao trabalho, sendo esta regra válida tanto no desporto como na actividade empresarial. Licenciado em economia, desempenhou o cargo de consultor financeiro até se dedicar totalmente à actividade de árbitro, carreira que exerceu durante 30 anos, até 2005.
O seminário com Pierluigi Collina enquadra-se no ciclo de Executive Seminars 2009, iniciativa conjunta da Primavera BSS e da Optimus Negócios. Este ciclo visa potenciar, em condições especiais, "a evolução e as capacidades de gestão e de inovação do tecido empresarial português, através da formação em técnicas de gestão inovadoras adquiridas pelo contacto com gurus de renome nacional e internacional em diferentes áreas da gestão". E vem no seguimento da aposta da Primavera BSS "na qualificação em gestão do tecido económico nacional através da realização de Executive Seminars", que em 2008 "reuniram cerca de 2.000 participantes em torno de gurus" como Lopes dos Santos, Philip Kotler, Richard Denny, Rowan Gibson e Saldanha Sanches.

in: Oje