Árbitros da AF Braga boicotam os campeonatos




Os núcleos de árbitros filiados na AF Braga decidiram em conjunto boicotar os campeonatos distritais da época 2010/2011.
Assim, o NAF Ave, NAF Braga, NAF Barcelos, NAF Fafe, NAF Famalicão e NAF Guimarães emitiram o seguinte comunicado à imprensa:


«ÁRBITROS EM PROTESTO DECIDEM NÃO COMEÇAR CAMPEONATOS


Os núcleos de árbitros de futebol do distrito de Braga, após reunião, decidiram não iniciar a sua actividade nos respectivos campeonatos distritais da próxima época de 2010/2011.Os motivos desta tomada de posição prendem-se com a questão da fiscalidade, neste momento é obrigatória a colecta de árbitros jovens em formação, tendo os mesmos de passarem “recibos verdes” de valores insignificantes, perdendo por esse motivo o direito a bolsas de estudos e abono de família.
Os árbitros, passados que estão 4 anos após promessa de resolução desta questão por parte da Administração Fiscal e Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, tomam esta atitude como forma de protesto contra um procedimento fiscal que é injusto para os árbitros emformação e que pretendem enveredar pela carreira de árbitro, afastando-os inevitavelmente desta actividade, com prejuízo directo para o desporto amador, regional e nacional.
Os núcleos decidiram também, que se esta situação não for resolvida, não participarão no recrutamento e formação de novos árbitros.
COM ESTA TOMADA DE POSIÇÃO SOLICITAMOS, DESDE JÁ, O APOIO SOLIDÁRIO DA A.P.A.F, PROCURANDO ENVOLVER TODOS OS NÚCLEOS DE ÁRBITROS DO PAIS.
Da presente foi dado prévio conhecimento ao Presidente da A.F.Braga e ao Presidente do Conselho de Arbitragem da A.F.Braga.
Sem outro assunto,
Os Núcleos de Árbitros de Futebol da A.F.Braga»

Fonte: Arbifute