Manuel Lousada Rodrigues nasceu em 26 de Junho de 1919, em Vale de Santarém.
Homem multifacetado, o malogrado árbitro foi praticante de Futebol, Basquetebol e Ténis de Mesa. No “desporto rei” foi federado entre 1938 e 1948, representando clubes como o Grupo Futebol Empregados do Comércio, o Grupo Desportivo dos Ferroviários, o Sporting Clube Ribeirense, o Sport Grupo Scalabitano “Os Leões”, tendo ainda sido seleccionado, por duas vezes, para representar a selecção de Santarém.
Mas foi na Arbitragem que mais se distinguiu. Ascendeu a árbitro de primeira categoria na época 1953/1954 e logo dirigindo o clássico, FC Porto - Sporting. Tornou-se internacional em 1961/62, permanecendo na elite mundial até 1968/69, tendo participado nas principais competições nacionais e internacionais. A saber: Taça dos Clubes Campeões Europeus, Taça das Taças, Taça das Cidades com Feira, Fase final do Campeonato Mundo Militar, Torneio Internacional de Juniores da UEFA, jogos entre Selecções “A” e Taça de Portugal.
Após o final da carreira, manteve-se ligado à Arbitragem, como formador, tendo passado pela Federação Portuguesa de Futebol, na qualidade de membro da Comissão de Apoio Técnico, Instrutor, Leccionador dos cursos de Treinadores e Observador de Árbitros.
Nesta hora de luto, a Federação Portuguesa de Futebol endereça as suas mais sentidas condolências à família enlutada, curvando-se perante a memória de um homem que tanto deu à modalidade.
Fonte: FPF
Refereetip associa-se a todo movimento da arbitragem que apresenta as mais sentidas condolências à família de Manuel Lousada, reconhecendo neste homem um grande exemplo de dedicação à nossa causa.