Academia de Arbitragem pode funcionar a partir de 2010

A Academia de Arbitragem Desportiva pode entrar em funcionamento já a partir de 2010, caso o Governo aprove o projecto apresentado pela Câmara Municipal de Celorico de Basto. A autarquia pretende instalar uma academia de formação de árbitros e de investigação na área.
"Até ao final de Outubro, a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto ficou de nos dar uma resposta. Se for positiva, como esperamos, estamos em condições de começar a obra num curto espaço de tempo e acreditamos poder estar operacionais já em 2010", disse Joaquim Mota e Silva, vereador do desporto da autarquia.
O investimento ronda os cinco milhões de euros, dos quais 70 por cento serão comparticipados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e os restantes 30 por cento pela câmara minhota. O terreno para a academia – que poderá vir a ser conhecida como Centro Olímpico de Alto Rendimento de Arbitragem Desportiva – já foi encontrado e está disponível.
O projecto está vocacionado para a formação profissional de nível secundário na área do desporto, bem como para a formação de árbitros e investigação sobre arbitragem. A Academia poderá vir a ser frequentada por estudantes do ensino secundário, interessados em arbitragem, nomeadamente aspirantes a árbitros, juízes desportivos, árbitros, observadores, professores e investigadores.
"Este projecto vai ao encontro das necessidades do país, face à preocupante redução nos últimos anos do número de árbitros em todas as modalidades. É fundamental que se crie uma estrutura que valorize a arbitragem e permita fazer formação contínua", acrescentou Mota e Silva.
A autarquia, que incluiu também no projecto uma unidade hoteleira, continua em contactos para angariar parceiros, privilegiando a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Comité Olímpico de Portugal, Ministério da Educação, as diversas federações desportivas e a Universidade do Porto.