A International Football Association Board (IFAB) aprovou o uso do produto na sua 126ª Assembleia, em Surrey, na Grã-Bretanha, no dia 3 de março de 2012, e determinou que qualquer confederação, federação afiliada ou liga poderia usá-lo no futuro, se assim desejar.
Produzido pela empresa argentina 9.15 Fair Play Limit, o spray foi criado para dar aos árbitros a possibilidade de marcar a linha sobre a qual a equipa defesor deverá alinhar a barreira numa marcação de falta. O juiz mede os 9,15 metros regulamentares entre a bola e o defensor mais próximo e traça uma linha branca no relvado para indicar o posicionamento correto da barreira. A linha desaparece em menos de um minuto.
Para o chefe do Departamento de Arbitragem da FIFA, Massimo Busacca, o spray é uma ferramenta importante para os profissionais, que elogiaram a sua utilização. "A grande maioria dos árbitros considerou o spray um instrumento útil e proveitoso", explicou Busacca. "Ele possui um efeito preventivo evidente, já que a distância é sempre respeitada, portanto nenhum cartão amarelo por violação dessa distância precisou ser mostrado nos dois torneios disputados até agora. Depois do Mundial de Clubes em Marrocos, serão feitas mais avaliações. Analisaremos os resultados e discutiremos se o spray será utilizado nas competições da FIFA futuramente."
Fonte: FIFA