Autor

Jorge Faustino

Data: 13/12/2023

Perguntem ao IFAB

Estou por estes dias na Arábia Saudita a fim de participar no World Football Summit Asia. Um evento que junta centenas de pessoas ligadas ao fenómeno futebol para discutir os principais desafios e oportunidade deste desporto/indústria. Não deixa de ser curioso que num programa de dois dias não esteja previsto um painel ligado à arbitragem. Ou… talvez faça sentido, pois a este nível há a consciência que as questões da arbitragem têm uma especificidade que não justifica a perda de tempo em discussões com demasiados intervenientes que normalmente constroem as suas opiniões em fatores contextuais e/ou “achismos” sem fundamentação.

Já em Portugal é diferente. Quase todas as semanas, em consequência de arbitragens mais ou menos polémicas, vemos dirigentes de clubes ou treinadores a apresentarem aquelas as soluções que vão resolver todos os problemas da arbitragem. Muitas vezes ideias populistas, não implementáveis e que basicamente servem para, contextualmente, resolver o problema do erro do jogo desse fim de semana.

Tenhamos consciência que as Leis de Jogo e que o protocolo VAR têm de servir um futebol global. Tenhamos consciência que há processos para modificar as coisas e as fazer evoluir.
Portanto, e porque tenho visto tanta gente com tanta teoria de como o VAR deve funcionar, deixo aqui um dica: escrevam ao International Board (IFAB) e perguntem, façam sugestões. Estou a falar a sério. O email é lawenquiries@theifab.com

Fonte: Record