É com orgulho que registo a nomeação da arbitragem portuguesa para a fase final do Europeu, na Alemanha, de 14 de junho a 14 de julho. Artur Soares Dias como árbitro, Pedro Ribeiro e Paulo Soares como assistentes e Tiago Martins como VAR foram chamados pela UEFA para tão importante compromisso, num inequívoco sinal de confiança nos árbitros portugueses. Não tenho dúvidas de que podem estar envolvidos na competição até ao fim. Qualidade não lhes falta.
É com redobrada satisfação que estendo esta nomeação a todos os que contribuem para o desenvolvimento da arbitragem em Portugal. Conselhos de Arbitragem distritais, onde todos começam, Conselho de Arbitragem da Federação, colegas, amigos, famílias, e todos os agentes e simpatizantes que valorizam a arbitragem.
É nosso dever trabalhar, ainda mais, para que estas chamadas se tornem uma normalidade. Portugal tem de estar sempre representado nestas provas, mas tem de olhar para cima. Temos de estar para marcar a diferença. Devemos ser ambiciosos e lutar pela nomeação para os jogos decisivos. Tenho uma certeza. Não podemos desistir. Temos muita qualidade na arbitragem e, quanto mais condições conseguirmos dar aos nossos árbitros, melhores serão os resultados.
Neste momento de orgulho, deixo uma palavra de apreço para o João Dias, que vai estar com funções de treino dos árbitros no Europeu e para os árbitros do futebol de praia e do futsal que têm marcado presença nas mais recentes provas de relevo internacional nas respetivas variantes.
Amanhã, pela primeira vez um jogo do campeonato italiano masculino vai ter uma equipa de arbitragem totalmente feminina. Por cá, vai chegar o dia. Acredito que em breve. Qualidade não falta. Haja vontade…