Autor

Jorge Faustino

Data: 11/02/2021

Luis Diaz foi bem expulso!

Hoje faço parte do ruído. Hoje, parte por desconhecimento, parte por não estar totalmente de acordo com as instruções dadas aos árbitros, dei opinião pública de discordância com uma decisão de arbitragem que, sendo difícil e discutível, foi acertada!

Sim, o Luís Godinho expulsou corretamente o Luis Diaz de acordo com aquilo que são as instruções UEFA. E essas são extensíveis e aplicáveis em Portugal.

As Leis de Jogo são claras quanto à maior parte das situações que podem ocorrer no terreno de jogo. Existem, no entanto, momentos e casos de jogo onde, pelo número de fatores que contribuem para a sua especificidade, as Leis não conseguem nem podem ser suficientemente objetivas e claras deixando a “resposta” para uma série de incidentes remetida para as interpretações e indicações que vão sendo feitas pelas entidades que regem o futebol e a arbitragem. A comissão de arbitragem da UEFA é uma dessas entidades. Recentemente, e como faz regularmente, divulgou uma série de vídeos de lances ocorridos em jogos das suas competições com as respetivas interpretações e decisões. Um destes lances ocorreu no jogo Chelsea – Valência (Liga dos Campeões, 17 de Setembro de 2019) onde Francis Coquelin (Valência), ao efetuar um passe, acertou com a sola da bota no pé/tornozelo de Mount (Chelsea) num contato em tudo idêntico ao que ocorreu entre Luis Diaz e David Carmo. O árbitro exibiu cartão amarelo pela ação e a UEFA veio depois dizer que aquela ação deveria ser enquadrada com falta grosseira com consequente expulsão.

Posso achar que é injusto para o jogador que joga a bola e acaba por acertar, de forma involuntária e inevitável, no pé de um adversário. Posso não concordar, e não concordo, com a interpretação e indicação de expulsar um jogador nestas condições. Podemos “tudo”… menos criticar quem decidiu bem com base nos pressupostos e indicações que recebeu. E a jurisprudência que se pode aplicar em Portugal é a que vem da FIFA e UEFA e não de outros campeonatos (por exemplo o inglês).

O Luís Godinho decidiu bem ao expulsar Luis Diaz. Ponto.

O papel que desempenho na comunicação social serve para esclarecer e informar. Tenho obrigação de saber mais e de questionar mais que os demais. Cometi um erro grave de análise e avaliação num momento critico para a arbitragem. Ao Luís Godinho, em particular, e a todos os que esperam que eu seja a voz esclarecida e esclarecedora sobre as Leis de Jogo, as minhas desculpas. O Luís Godinho fez aquilo que tinha de fazer. Acertou. Eu não fiz o que é suposto fazer. Errei.

Nota: Sublinho que esta minha mudança de opinião se deve a esta indicação da UEFA (com a qual não concordo). Escrevi no jornal de ontem “David Carmo chegou atrasado para tentar jogar a bola e colocou o pé na zona onde Luis Diaz ia (tinha de) pousar/apoiar o pé após rematar. Lance infeliz, com consequência grave, mas sem “culpa”/infração de Luis Diaz. Vermelho mal exibido.” Hoje mantenho toda a descrição do lance, alterando apenas a frase final para “… mas com infração de Luis Diaz. Vermelho bem exibido de acordo com as indicações da UEFA”. Mas acrescento: Se este contato inevitável é vermelho, qual a opinião/leitura da UEFA e CA FPF relativamente a um lance diferente mas de consequências igualmente graves (Nanu e Kritciuk)?…

Fonte: Record