“Na sequência do pedido de escusa do árbitro João Ferreira, que estava nomeado para dirigir o encontro Beira-Mar-Sporting, da segunda jornada da Liga Zon/Sagres, a Comissão de Arbitragem da Liga utilizou os mecanismos previstos para resolver situações como esta e solicitou esta manhã ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol a disponibilização de um árbitro da segunda categoria nacional”, disse à Lusa fonte da CA.
O árbitro setubalense João Ferreira já tinha pedido escusa do jogo dos “leões” na quinta-feira à noite, um dia antes das declarações do presidente do Sporting, Godinho Lopes, em matéria de arbitragem.
Na sexta-feira o dirigente “leonino” disse existir “falta de respeito” pelo clube em arbitragens no Estádio de Alvalade e classificou aquilo que considerou “erros sistemáticos” como “incompetência” da parte dos árbitros.
Na primeira jornada, no empate em casa frente ao Olhanense (1-1), o Sporting sentiu-se lesado pela arbitragem de Carlos Xistra, árbitro de Castelo Branco que mereceu uma nota “muita insatisfatória” pelo desempenho em Alvalade.
No caso da escusa de João Ferreira, a CA da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) poderia, ao abrigo do ponto 11 do artigo 14 do regulamento de arbitragem, nomear um outro árbitro, mas a solidariedade entre os árbitros torna a situação difícil.
O jogo entre Beira-Mar e Sporting está agendado para domingo, no Estádio Municipal de Aveiro, às 18:15.
Fonte: Publico