“Vamos criar um programa que vise ter os centros de treinos patrocinados pela Federação. A A.F.Bragança ainda não tem esse patrocínio e queremos que no início da próxima época isso aconteça”, garante.
A novidade deixa Humberto Anes, presidente do Conselho de Arbitragem da AFB, agradado. “Temos que nos sentir satisfeitos com esta promessa pois acredito que o presidente Vítor Pereira vai cumprir. Todas as ajudas são bem-vindas”, refere Humberto Anes.
A visita de Vítor Pereira inseriu-se no Programa Nacional de Recrutamento e Retenção de árbitros, duas problemáticas identificadas na maioria das associações de futebol do país.
Depois do diagnóstico a Federação Portuguesa de Futebol vai criar um conjunto de medidas para recrutamento e evitar que os árbitros abandonem precocemente a arbitragem.
A Associação de Futebol de Bragança é das poucas do país que tem árbitros suficientes para arbitrar todos os jogos, desde as camadas jovens aos seniores. Este é um dos pressupostos da FIFA ter um trio de arbitragem credenciado para os jogos.
Humberto Anes realça a aposta do Conselho de Arbitragem da AFB nos últimos anos na formação de árbitros. “Temos apostado bastante na formação e a prova disso é que não nos faltam árbitros. Está a decorrer um curso que conta com 21 futuros árbitros. Estamos satisfeitos com o facto”.
Com quatro árbitros de futebol nos quadros nacionais o objectivo da AFB é colocar um árbitro na Liga Profissional.
Vítor Pereira diz que depende “do trabalho de cada árbitro”, conclui o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.
Fonte: Jornal Nordeste