Árbitra insultada e humilhada, federação multa em 50 euros

Uma árbitra espanhola foi insultada e humilhada por adeptos de um clube, durante um jogo. O sindicato de árbitros pediu ação imediata mas a resposta da federação espanhola de futebol ficou aquém das expetativas.

Laura J. G. C. esteve como auxiliar de linha num jogo que opunha o clube UD Tesorillo contra o Jédula, na 23ª jornada do campeonato andaluz equivalente à divisão de honra, em Cádiz, a 22 de fevereiro. Os insultos e impropérios que ouviu fizeram com que o sindicato de árbitros espanhóis de futebol apresentasse uma queixa junto da federação espanhola de futebol.


No entanto, a sanção imposta pela federação ao clube UD Tesorillo deixou os árbitros ainda mais indignados, conta o site ABC.es.

De acordo com a ata do acontecido, Laura ouviu insultos como: “Oxalá Franco levantasse a cabeça e vos pusesse no vosso sítio, que é na cozinha”, “Vai limpar, o teu lugar não é aqui”, “Larga a bandeirola, os únicos paus que podes segurar são esfregonas”, entre insinuações sexistas de outras ordens.
A multa imposta pela federação ao clube, dados que os insultos e humilhações provieram dos seus adeptos, foi de 50 euros.

Um porta-voz do sindicato contesta a resolução do coletivo espanhol, dado que a resposta ao incidente “extremamente grave” é a de quem “olha para o outro lado”, “minúscula e insignificante”.

Fonte: Notícias ao Minuto